Simon Sinek escreveu o livro Comece com o Por quê? (Start with Why) para apresentar este novo modelo e explicar porque algumas organizações e líderes são capazes de nos inspirar, e outros não.
Segundo ele, os líderes e organizações que nos inspiram tem um elemento em comum: todos pensam, agem e comunicam de dentro para fora do círculo.
Ao responder essa pergunta, o empreendedor consegue pensar no caminho a seguir. Afinal, para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve. E é esse tipo de postura que o Golden Circle não permite que as empresas adotem.
-Como sua empresa busca atingir o seu objetivo? Quais estratégias está usando para realizar a sua missão?
São estas questões que vão surgindo no momento de preencher o segundo círculo do seu plano. Na prática, é o seu plano de ação.
É nessa etapa que se inclui todas as crenças e valores que você tem. Isso é um grande diferencial, que é justamente o que irá fazer com que você se destaque frente à concorrência e transforme o seu negócio em uma empresa inspiradora e com base firme.
–É o resultado de seu projeto, o seu produto final, a parte mais concreta do seu empreendimento. Aqui é onde se define o que você faz ou vende.
Dizer que a sua empresa é a melhor do mundo não é de fato tão inspirador e suficientemente capaz de levar à ação um consumidor. Quando as empresas se comunicam começando de dentro para fora, isto é, começando pelo seu porque, aquilo que fazem não funciona mais como razão da compra ou escolha e passam a servir como forma de tangibilizar a causa. O mais importante não é o QUE, mas sim o PORQUE.