Cultura e Design
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Um ponto importante a se levar em consideração quando criamos um layout é a própria cultura a qual será o seu público alvo, esse ponto é mutável, estamos em evolução, pensamentos são mudados, culturas evoluem, necessidades aparecem. Mas porque abordamos cultura aqui?
Bom, você pode seguir um padrão esteticamente agradável e leve, ou pode ousar na sua ‘arte’ e trabalhar a criatividade com um pouco de publicidade para destacar assuntos questionáveis, isso nos leva à opiniões alheias, interpretações diferentes chegando à conclusões que mudam de acordo com a cultura de cada indivíduo.
Você pode trabalhar um layout que para um público não é nada demais, porém para outro pode gerar alguma ofensa. Por isso é bom pesquisar o seu público alvo e o que ele gostaria de ver em suas artes, não apenas como algo publicitário, mas já me ajudou a entender muito sobre o lado do cliente, como eu venho de família oriental, vou citar um exemplo com este tipo de referência:
Imagina uma família brasileira, porém donos de um restaurante japonês, querem fazer a sua identidade porém estão em um bairro popular e fazem entregas por aplicativo. O que eu posso concluir disso?
Preciso fazer uma arte popular, que mostre a cultura oriental, não pode parecer premium, caso contrário o seu público da região atendida terá a impressão de algo caro, mas preciso mostrar qualidade, pegando de referências possíveis concorrentes que deram certo no mercado, trabalhar coisas óbvias para mostrar o que é o meu produto logo de cara, já que estarão em um catálogo com vários outros restaurantes e será mais fácil de identificar.
Agora imagine jovens japoneses, criando o seu restaurante no centro de Tokyo, o cenário muda completamente, eu precisaria destacar a marca como um local extrovertido, tecnológico, muitas pessoas passarão por lá por serem turistas e querem ver algo diferente, quem sabe alguma inovação?
O local mudou totalmente, o público também, a concorrência também, a sua proposta também precisa mudar!
Caso esteja em dúvida como apresentar ao cliente, uma dica quandos e está no começo da carreira é enviar 3 propostas para o cliente:
-1 proposta com o óbvio, o que todo mundo faz.
-1 proposta com o que o cliente pediu
-1 proposta que você acha que ficaria melhor, aqui pode rolar a inovação, surpreenda, estude e se emprenhe nesta proposta, mesmo não sendo aprovada é um grande material para colocar em portfólio.
Tenho uma notícia triste: Muitas vezes o cliente irá escolher o que ele pediu mesmo, por gosto próprio, afinal ele ama o negócio dele e quer colocar a cara dele lá, e em poucas vezes o cliente falará que você tem razão. Com o tempo você vai pegando jeito e habilidades para convencer o cliente que o seu trabalho é bem estruturado e pensado nas necessidades do cliente, porém isso leva um tempo, ter um portfólio bom ajuda muito nessa confiança que o cliente deposita em você! Por isso, capriche nas apresentações como se fosse sua própria, porque é!
E sempre peça autorização para o cliente para postar o seu trabalho, isso é muito importante, não só para evitar intrigas, mas para manter a amizade e conversa com o cliente depois de finalizado o projeto. Mesmo você tendo o direito garantido sobre a criação artística é importante ter uma relação amigável.
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