Desenvolvimento de Projetos: Design Thinking & Brainstorm
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Por onde começar um projeto? Muita gente pega o que o cliente gostaria e simplesmente faz o que pediram, da certo? dá algumas vezes… outras o cliente pode até se irritar por sair algo feio porque não é o que a cabeça dele estava imaginando. Porque não fazer tudo da maneira ‘pensável’? Usar lógica, próposito, dê voz à marca. Conheça duas técnicas que podem te ajudar:
Design Thinking
É para quem procura soluções, principalmente quando se trabalha em grupo, é um técnica para se colocar no lugar do próximo e ter diferentes visões, assim tendo perspectivas diferentes você conseguirá encontrar soluções diversas ou problemas que podem ser evitados e por isso normalmente utilizamos uma equipe multidisciplinar para fazê-lo. A técnica serve para aumentar as vendas, criar ou melhorar projetos, modelos de negócio e até produzir conteúdo. Mas como aplicá-lo?
Bom, primeiro de tudo, você precisa se colocar no lugar do seu cliente, no lugar do público-alvo, e no lugar de quem vem de fora, empatia seria a palavra-chave para o primeiro passo do Design Thinking. O segundo passo é compreender, você entende qual o objetivo dessa discussão? Qual o real problema que vai ser abordado?. E o terceiro passo é trazer ideias, todas as soluções são jogadas à mesa, as vezes uma solução boba pode desencadear uma ideia genial em outra pessoa que está participando deste processo. Mas não para por aqui, agora é mão na massa! Que tal prototipar? Ter pelo menos um MVP (Produto mínimo viável) para então testar e ver se o projeto deu certo, e quais poderiam ser as melhorias. Citei aqui 5 palavras que englobam as etapas do Design Thinking: Empatia > Compreender > ideias > prototipar > testar. Cada uma delas tem grande importância e você pode estudar cada uma separadamente, mais para frente escreverei um artigo sobre cada uma para não ficar enorme este episódio :).
Ah, não se apegue à seguir uma ordem, o design thinking é dinâmico e você pode rever as etapas, pular e refazer, o importante é ter em mente a EMPATIA. Convidar clientes, amigos, ou outras pessoas fora da área de atuação pode te ajudar a ter visões diferentes.
Brainstorm
Chegamos no toró de ideias! Simplesmente porque é sua tradução oras.
Para explicar melhor, imagine uma situação em que você precisa escrever em um papel e dar destaque no texto, mas só tem uma caneta preta, o que você começa a pensar:
Posso escrever mais forte, para dar impressão de negrito, ou posso ir até o mercadinho comprar outra caneta de outra cor, mas e se não tiver? posso ir na papelaria que é um pouco mais longe, mas e se eu pegar a canetinha do meu filho? Não sei onde está…
Você começa a fazer uma seleção de ideias na sua cabeça e vai procurando pela melhor opção à você naquele instante, o brainstorm nada mais é do que esse sistema fora da sua cabeça! Fica mais facil para visualizar principalmente quando esta trabalhando com outras pessoas também. Mas como aplicá-lo?
Precisamos dar foco primeiro, qual o problema que você tem? Dando foco, conseguimos concentrar naquilo que é mais importante, por exemplo: Preciso montar um portfólio. E a partir desse problema vamos gerar ideias! Jogue todas as ideias possíveis que você tiver, o melhor para ficar mais visível aos seus olhos é trabalhar com posti’t, mas você pode usar mapa mental, algo digital, lousa etc… O importante é colocar na mesa TODAS as ideias que você pensar, estipule um prazo, por exemplo 5 minutos que você ficará pensando em soluções focadas no problema, irá surgir: Criação de site, montar um outdoor na rua com todos os meus trabalhos, colocar um balão no centro da cidade para todo mundo ver, investir no instagram, ou no facebook, ou no behance, pensar em parcerias com web designers…etc, coloque TUDO na mesa, por mais louca que ela possa parecer, pode surgir uma ideia incrível desta ideia sem noção.
Quantidade é melhor que qualidade no brainstorm. Colocar tudo à exposição pode trazer novas ideias, que trazem novas, que trazem novas… esse é o conceito da tempestade de ideias, faça um toró!
Agora com todas as ideias colocadas na sua frente, você pode fazer um gráfico dividindo uma linha na horizontal medindo o quão viável é a ideia, e uma linha na vertical medindo o quão é impactante para você, o que ficar mais no alto à direita é a ideia que você pode investir mais 🙂