Texto VS Curvas | Aberto e Fechado

Algumas vezes você poderá escutar estes termos como: Preciso que me envie o arquivo ‘aberto’…ou… Preciso do arquivo em ‘curvas’ para a gráfica… mas o que isso quer dizer?

É bem simples por sinal, um arquivo ‘aberto’ é a versão original do seu projeto, uma a qual o cliente pode passar adiante e ainda assim utilizá-lo, mudando texto facilmente, editando as fotos, diagramação, etc… Aqui, ainda não chegamos à um consentimento de qual será o destino final do arquivo… qual o tipo de impressão que será utilizado? O arquivo aberto não tem uma ‘finalização’ ainda.

Cuidado para não se confundir com outros termos gráficos, é preciso entender em qual o sentido que estamos falando, o de arquivos, ou o de formato? Um arquivo aberto é o significado que acabamos de ver, já um formato aberto significa que provavelmente o seu arquivo tem uma ou mais dobras nele, colocarei um exemplo de um folder, no tamanho de 63 centímetros de largura por 29 centímetros de altura, se você adicionar algumas dobras no seu arquivo deverá informar à grafica que seu formato fechado tem o tamanho de 21 centímetros de largura por 29 centímetros de altura…

Se existe o formato aberto e fechado… existe sim o arquivo aberto e arquivo fechado!
O termo que normalmente é utilizado é arquivo em ‘curvas’ ao invés do ‘arquivo fechado’. Porque? Só para bagunçar a sua cabeça é claro! ahah. Brincadeira, tem uma explicação plausível:

Ter um arquivo em curvas quer dizer que não pode ter alteração tão facilmente no seu projeto, visto que, não existe texto, há só imagem e vetores, então não é como se você clicasse com a ferramenta texto lá e funciona… vai dar ruim! Isso acontece justamente para não ter alteração no design do seu arquivo caso o cliente não tenha a mesma fonte que é instalada no seu computador…

Vamos testar? Escreva algo no illustrator ou no corel: No Corel é só clicar com o botão direito em cima do texto > converter em curvas (CTRL + Q) e quem prefere o Illustrator é só clicar com o botão direito em cima do texto > create outlines (SHIFT + CTRL + O).

Quando trabalhamos com determinada fonte e enviamos o arquivo para impressão sem converter em curvas, ou seja, deixamos a fonte de modo editável, o software na gráfica mostrará um aviso de fonte inexistente. Caso este aviso seja ignorado, o software poderá abrir o arquivo, porém ele irá fazer a substituição da fonte inexistente por qualquer outra presente na máquina do operador e poderá obstruir o seu layout!

E é justamente para evitar este tipo de contratempo, que é imprescindível converter todos os textos em curvas antes de enviar o arquivo para a gráfica 😉

Agora lembre-se:

Formato aberto & Formato fechado = Tamanho do projeto.

Arquivo Aberto & Arquivo fechado (arquivo em curvas) = Estado do arquivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *