Entenda a diferença entre perfil e página no Facebook e quais são seus melhores usos
O perfil é a versão da plataforma para pessoas físicas, ela contém informações pessoais como: locais de estudo e trabalho, fotos pessoais, rede de amigos (limitada), dados de contato e uma linha do tempo que permite o compartilhamento de fotos, vídeos e mensagens pessoais suas ou de outras pessoas, é centrado em interesses pessoais. Quando você faz um cadastro no facebook, este é o tipo de perfil que será registrado a princípio.
Na página, o foco é apresentar conteúdo de uma forma mais profissional. Os recursos disponibilizados para quem tem uma página é diferente do perfil, entre eles, destacam-se: Agendamento de publicações, adicionar um local físico/endereço, múltiplos administradores da página (Ensinamos à adicionar um colaborador neste artigo), criar um anúncio, conectar loja online, verificar análise de acessos e outros.
Para gerenciar uma página, é necessário ter um perfil.
Qual a vantagem entre ter um PERFIL e ter uma PÁGINA?
Apesar de ser gratuito, muitas empresas erram e utilizam o modelo de perfil pessoal com o intuito de divulgar seu negócio no Facebook, mas atenção: De acordo com as regras do Facebook isso é proibido, e se você for pego o perfil sairá do ar sem dar qualquer justificativa e você perderá o seu esforço de conquistar a rede de clientes através da rede social.
Para quem tem a intenção de divulgar o seu negócio, o ideal é ter uma PÁGINA. Isso porque:
- A página tem um número ilimitado de seguidores e curtidores, já o perfil limita-se à 5.000 mil amigos.
- Outras pessoas podem marcar a sua empresa, em um perfil isso só é possível se a pessoa estiver entre o seu círculo de amizade.
- Análise de desempenho: Na modalidade página, existe uma aba onde você poderá ver quais são os tipos de postagens que fazem sucesso, o que as pessoas mais gostam na sua página, horários de acessos e o público que sua página está trazendo.
- É possível criar eventos da empresa, criar um local pra pessoal marcarem quando visitar, além disso há uma aba específica para receber avaliações sobre o seu negócio.
- Existe uma conexão com o instagram, facilitando o pareamento de conteúdo e uso das duas redes sociais.
- Botão Call-To-Action: Você pode adicionar um botão direcionando as pessoas para o seu what’s app, site, loja ou delivery.
- Criação de anúncios patrocinados.
- Agendamento de postagens, assim você pode programar um número de postagens e deixar o facebook ir soltando automaticamente no dia e horário que escolher.
Como ver se tenho perfil ou página?
Aqui abaixo estão as carinhas das respectivas modalidades para consulta, o PERFIL normalmente tem uma cara parecida com essa:
Pontos principais para se olhar: Resumo profissional (Sobre), Aba: Amigos, Fotos pessoais.
Já uma PÁGINA tem essa carinha:
Note a barra de ferramentas na lateral esquerda, mais as ferramentas para promover o seu negócio exaltadas. Um botão para chamar atenção e algumas abas mais comerciais do tipo: Loja, avaliações, serviços…
Confira também o nosso artigo: Como criar uma página no facebook para o meu negócio?