Fundamentos básicos do Design

Design Gráfico | Essencial
Design Gráfico | Essencial
Fundamentos básicos do Design
Loading
/

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:

https://open.spotify.com/episode/1mTsluZtdjqrveRRJKonoA

Acredito que um dos mais importantes episódios que eu poderia fazer para você ouvir e ler… Aqui traremos os princípios de um bom design! Não precisa seguir como uma regra, mas se você não tem experiência são ótimas dicas!

São 4 princípios básicos do design: Alinhamento, Proximidade, Contraste e Repetição.

Alinhamento

Quando inserimos informações em um layout precisamos pensar no olhar do leitor, desde criança fomos instruídos a ler da esquerda para a direita, depois de cima para baixo, existem até projetos com pesquisa no olhar do leitor, onde uma câmera colocada de frente para quem vê o projeto, identifica para onde as pessoas olham primeiro, e depois seguem… Isso porque, se temos muita informação em nosso layout, o nosso olhar muitas vezes ‘cansa’ e não presta atenção em todas as informações ignorando a peça, principalmente se estiver entre o monte de conteúdos que se encontram nas redes sociais, diariamente somos alimentados de muitas peças visuais e é preciso passar sua informação logo de cara para não ser mais um anúncio ignorado, podemos citar como um excelente exemplo a peça ‘outdoor’, onde nosso olhar tem em média 8 segundos para assimilar toda a mensagem que ele passa enquanto andamos pelas ruas.

Proximidade

Seguindo a lógica do princípio de alinhamento, na proximidade precisamos agrupar os elementos que se relacionam para uma melhor localização do nosso olhar. Assim conseguimos orientar o leitor em qual direção seguir. Por exemplo: quando estamos apresentando um produto ou vários, o seu nome, descrição e preço devem estar um próximo do outro, para facilitar o acesso às informações ao leitor.

Contraste

Certas informações precisam de um destaque maior que as outras. Dar importância à objetos ou palavras em um layout faz com que o leitor assimile rapidamente o assunto que está sendo tratado na pela apenas com o olhar rápido, mas lembre-se de destacar elementos com moderação, caso contrário, você poderá confundir o leitor. Podemos dar contraste utilizando cores, estilos como negrito, itálico, sublinhado, alterações de fontes ou imagens.

Repetição

Aqui é onde devemos trabalhar a repetição dos elementos! Palavras? Não, Coisas como: Utilizar uma fonte padrão (no máximo 3 variações), um ícone indicando determinado grupo de elementos como por exemplo: Tópicos.

Ou bordas em páginas, ou cores… Criar e trabalhar uma identidade para identificar o seu layout fazendo com que o observador siga um fluxo de leitura. E por experiência própria você poderá notar alguns padrões no dia-a-dia como a repetição de alguns elementos se você abrir uma página na internet e ver uma palavra sublinhada na cor azul, provavelmente aquela palavra o levará a algum link, isso porque nossa cabeça já associou este padrão como link.

Que tal tentar desenvolver uma peça simples como um cartão de visitas para você por exemplo? Treine! Assim ficará mais fácil de aprender e conforme o tempo experiências vão surgindo e estes princípios serão aplicados automaticamente em seus layout’s.

Muito obrigada por mais um episódio! Se for fazer a nossa dica de cartão de visitas, não nos deixe de nos marcar! Até ao próximo episódio da semana que vem!

Um pensamento em “Fundamentos básicos do Design

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *