O que é Web Design, UX, UI e Interfaces?
Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:
Web Designer
Apesar de ter designer no nome, é a área artística mais próxima da programação, você não necessariamente precisa ter o conhecimento de linguagens de computação ou codificações avançadas para entrar na área, apesar de algumas vagas solicitarem isso, porém é muito bom ter algum conhecimento sobre para poder entender como montar um projeto. Este tipo de Designer trabalha na construção de layout’s de sites, e-mail marketing, banners e anúncios digitais.
Para construir um bom design, acaba sendo necessário conhecer pelo menos as linguagens: HTML e CSS. Não são linguagens de programação, também não são complicadas de se entender, mas é uma base que todo material na web necessita, assim você consegue compreender as limitações de cada projeto, evitando vai e volta de layout’s por causa de complicações em linguagens.
Interfaces
O designer de interfaces trabalha com produtos relacionados à tecnologia, pensando no seu usuário e as interações que eles fazem. A tecnologia vem para oferecer facilidades, e se um produto não está fazendo isso, certamente será ignorado pelo consumidor.
Um designer de interfaces pode trabalhar de forma geral pensando na estética e no fluxo do usuário, mas também poderá ramificar esta área em outras duas: UX e UI.
UI = User Interface
É estudado como uma pessoa controla e interage com o projeto, organizando os elementos e antecipando as necessidades do usuário, garantindo o fácil acesso e experiência amigável evitando frustrações ao utilizador.
Um exemplo disso é colocar menu do lado direito pois a maioria das pessoas são destras, e botões do tipo ‘excluir’ no lado esquerdo para evitar que o usuário aperte sem querer o botão e exclua algo. Pensar em quantas informações serão colocadas para evitar irritação também, ou ítens que facilitem a jornada do usuário diante da usabilidade do seu produto, como botões de anexar, exportar, importar, elementos que facilitem o uso do seu produto organizados da melhor forma possível.
UX = User Experience
Diferente do UI, que trabalha os elementos, o UX trabalha com a experiência e sentimentos. É estudado as necessidades dos usuários para fornecer uma melhor experiência facilitando o que o usuário precisaria, medindo eficiência nas execuções de tarefas, dando valor ao sistema e utilidade, propondo uma solução para determinado problema. Fazer testes e ver como o usuário está reagindo, descobrir possíveis problemas e necessidades para poder gerar soluções.
Podemos citar um exemplo aqui quando você vai comprar em plataformas de delivery, você entra no aplicativo e já sabe o que quer comer, mas não sabe onde comer, então você clica no campo de buscar e lá tem vários filtros de acordo com a sua necessidade: frete gratuito, tempo de entrega, valor… tudo pensando nas suas necessidades, até aí tudo bem, quando você finaliza o pedido, o seu cartão deu erro, tenta cadastrar outro, deu erro de novo.
O que você faz? Se irrita e vai para outro aplicativo de delivery. Infelizmente o Aplicativo numero um ficará taxado na sua mente como o que dá erro no cartão, enquanto o segundo supriu as suas necessidades.
O Designer UX precisa avaliar isso no aplicativo número 1 antes de acontecer para evitar que você consumidor vá para o aplicativo número 2.
Obrigado por nos acompanhar em mais um episódio! Estaremos aqui na semana que vem com mais conteúdo pra vocês 😉
Hello, I read your blog like every week. Your story-telling style is witty, keep doing
what you’re doing!