Design de Interiores
Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:
O que é Design de Interiores?
Segundo o Livro: O que é design de interiores? “O design de interiores é uma atividade multidisciplinar que envolve a criação de ambientes internos que articulam o clima e a identidade por meio da manipulação dos volumes espaciais, da colocação de elementos específicos e mobiliário, além do tratamento das superfícies. Em geral, descreve projetos que requerem poucas mudanças estruturais – ou nenhuma – na construção já existente, embora haja muitas exceções. O espaço é mantido em seu estado estrutural original, e o novo interior é nele inserido. Muitas vezes, tem caráter efêmero e inclui projetos de interiores para varejo, exposições e residências.”
Ou seja, o design de interiores é a área que planeja, idealiza e realiza projetos de espaços internos, seja ele comercial ou residencial, sempre de olho na funcionalidade e qualidade de vida que o ambiente poderá proporcionar aqueles que utilizaram do mesmo.
Uma curiosidade é que até os anos 90 só existiam os cursos de decoração de
interiores. Os profissionais formados eram em sua maioria arquitetos, designers de móveis e autodidatas do sexo masculino. Eles apenas decoravam o ambiente, não mexendo, por exemplo, na troca de piso ou até mesmo de bancadas.
O profissional de interiores (Designer de Interiores)
Ele precisa possuir o bom senso dos decoradores, o conhecimento de engenheiros e arquitetos e é claro, o olhar técnico-científico e
artístico do designer, por isso decidi acrescentar esse campo como uma área a ser explorada no Design a qual estamos falando em nosso podcast. Esses elementos incluem peças de mobília, objetos decorativos até cores das paredes e revestimento do piso.
Quando pensamos no que faz um designer de interiores, é preciso entender que o trabalho é abrangente. O profissional não pode apenas colocar as peças dentro de um espaço de modo que elas caibam. Ele precisa pensar nos gostos pessoais de quem frequenta aquele local. Deve-se considerar a harmonia entre os objetos. Tem que otimizar o espaço, especialmente em construções mais modernas, que tendem a ser menores. Nesse último exemplo podemos citar um novo conceito que tem se tornado muito popular, que é o minimalismo.
É importante ter em mente: O designer de interiores está sempre em contato com o cliente. Ou seja: saber ouvir, explicar e lidar com pessoas e gostos diferentes faz parte de todas as áreas de atuação do design de interiores e ocupa um bom espaço de tempo.
Atualmente há 3 maneiras de estudar design de interiores: Com curso técnico, tecnólogo ou através da graduação.
Para um maior aprofundamento e conhecimento sobre a área de design de interiores temos o livro: O QUE É DESIGN DE INTERIORES? – Graeme Brooker e Sally Stone da editora SENAC.
Chegamos ao final de mais um episódio, este mesmo com uma grande ajuda dos meus amigos Natalia e Elton Prado, Arquitetos e Designers de Interiores, que nada mais além de algum profissional da área nos passar este conteúdo certo? Caso queiram conferir os trabalhos deles sigam lá no Instagram: @LPradoInteriores. Para contato comercial: [email protected]
There is certainly a great deal to find out about this subject.
I really like all the points you have made.