Semiótica – O que é?
Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo:
A semiótica é o estudo da construção de significado, o estudo do processo de signo e do significado de comunicação que explora o estudo de signos e símbolos como parte significativa das comunicações. Através da semiótica somos capazes de interpretar as palavras que formam um texto linguístico e atribuir um significado para as respectivas sequências de palavras, por exemplo. No caso da linguagem não-verbal, os sinais também são dotados de significados específicos, como os sinais de trânsito, os movimentos, os sons, os cheiros, etc. Por isso ela é tão importante no design, já que é utilizada para atribuir valor e sentido aos estímulos visuais trabalhados.
Quando observamos algum signo, rapidamente fazemos associações, atribuímos valor e compreendemos algo. Ou seja, quando imaginamos alguma coisa uma associação à algum signo é feita em nossa mente de acordo com o conhecimento de cada indivíduo. São três as vertentes da Semiótica:
Ícones
São signos que representam o objeto real, conhecidos por ser de fácil associação. Por exemplo em um cartão de visitas quando utilizamos a imagem de um telefone, associamos rapidamente que em seguida virá o número certo? Aquele ícone nos deu uma dica.
Símbolos
Podem ser representados por formas, tipografias ou desenhos. São exemplos de símbolos os logotipos de empresas, as placas de trânsito e representações matemáticas, alfa, beta, pi, passarinho do twitter, etc….Os símbolos são um pouco mais complexos que os ícones, é preciso ter um prévio conhecimento sobre ele antes para relacionarmos com algo já existente, por exemplo, ao ver o passarinho do twitter como um símbolo, não saberíamos que este representa o twitter se não tivermos um conhecimento prévio que existe esta rede sociais, seria apenas um pássaro.
Índice
Eles se associam com algo previamente apresentado ou experiência já vivida. São geralmente signos independentes, associados a um conhecimento comum, como uma nuvem preta que indica chuva e expressão facial que indica um sentimento, dentro de uma história em quadrinhos, observamos isso claramente.
Analisar maneiras de transmitir informações e sensações por meio do design gráfico faz parte da semiótica e é importante compreender e fazer testes com pessoas fora da sua zona de conforto para entender se a mensagem que você quer passar é a que todos estão vendo, erros com a mensagem transmitida por suas imagens muitas vezes pode acarretar em uma má reputação para a empresa.
Definitely believe that which you stated. Your favorite reason seemed to be on the
net the simplest thing to be aware of. I say to you, I certainly
get irked while people consider worries that they just do not know
about. You managed to hit the nail upon the top as well as defined out
the whole thing without having side-effects
, people could take a signal. Will likely be back to get more.
Thanks